HEMATOLOGIA
Muitas são as doenças denominadas benignas que podem afetar o sangue do paciente pediátrico. A seguir, discutimos neste espaço mais sobre algumas patologias hematológicas mais comuns na infância.

DEFICIÊNCIA DE G6PD
Um defeito enzimático que resulta em destruição de hemácias
A célula vermelha, chamada hemácia ou eritrócito, necessita de energia para sua atividade, sendo a enzima glicose-6-fosfato desidrogenase responsável por auxiliar nesse processo.
A sua deficiência, por sua vez, resulta na instabilidade desta célula diante de alguns estímulos, resultando assim em uma destruição precoce, com aumento de bilirrubinas e presença de anemia.
Assim, uma vez identificada a condição, o paciente deve seguir uma listagem de medicamentos, alimentos e situações que podem ser o gatilho para estes eventos graves. O teste de triagem neonatal (Teste do Pezinho) identifica esta alteração e, desde 2022, tanto os exames particulares quanto no SUS investigam a deficiência de G6PD.
Como várias são as manifestações e graus da doença, várias listas circulam nos meios digitais e entre os médicos.
Por esse motivo é importante o seguimento com o hematologista pediátrico que irá avaliar o paciente por completo e informar o que realmente deve ser evitado e os devidos cuidados.
ANEMIA FERROPRIVA
Uma realidade global
Imagine uma doença que não conhece fronteiras e que pode afetar quase metade da população mundial? Antes mesmo dos tempos de pandemia por COVID-19, a anemia ferropriva já afetava uma imensa parcela da população mundial. Por isso em 2019, a fim de intensificar sua prevenção, a Sociedade Brasileira de Pediatria optou por reduzir a idade de início da suplementação com ferro por via oral para 3 meses em pacientes que antes iniciavam a suplementação com 6 meses. Esta faixa etária é sabidamente o nadir da anemia fisiológica.
Assim, todo pediatra tem a obrigação de suplementar seu paciente, uma vez que a anemia ferropriva não respeita barreiras sociais ou étnicas.
É sempre importante saber a forma correta de usar o suplemento de ferro prescrito, pois o uso incorreto leva à pior absorção e, consequentemente, ineficácia da suplementação.
